11 de fev. de 2012

O Fim do mundo de cada dia!!!

Muito se tem especulado a respeito do ano 2012 em razão do calendário Maia ter simplesmente terminado nesta data. Alguns catastrofistas de plantão apostam que este será o ano do Fim do Mundo, tal como ocorreu no ano 2000, quando muitos, temendo as profecias que eram resgatadas - de Nostradamus à Joãos Bidus -, mudaram-se pra longe das praias temendo a inundação do planeta, munidos de muita água para estoque e alimentos.

Bem, já se passaram 11 anos e ainda se aguarda o final do mundo, agora marcado para 2012.

Mas afinal, quando é o ano 2012? Já passou? Ainda virá? Em quanto tempo? Tempo?

Bem, o fato é que só para começar, o calendário Maia se guiava pelo movimento lunar e contava o tempo pelas 13 luas. O ciclo da Lua é de 28 dias e assim um ano teria para eles 13 lunações completas. A Lua está relacionada ao Feminino, uma vez que ela organiza os ciclos de gestação, menstruação, plantio, acasalamentos, fertilidade, marés, entre outros.

O atual (data) calendário Gregoriano que utilizamos segue o movimento do Sol, ou melhor, o movimento da terra ao redor do sol, energia relacionada ao masculino, à razão, à lógica; determina meses de 30 e 31 dias.

Assim sendo, como prever com exatidão em que ano estamos?

Outra coisa que merece reflexão: será o que fim do mundo já não aconteceu para muitos? Para aqueles que já morreram com certeza sim; para os que perderam e perdem dia a dia, tudo o que construiram em suas vidas também; para os que agonizam em milhares de leitos de hospitais também.

O que é impossível negar é que SIM, o mundo tal qual conhecíamos acabou. De fato o mundo tem acabado há muitos anos, séculos e não pára de acabar. Se lançarmos um olhar, mesmo que bastante superficial, para como era o mundo há três décadas, duas decádas ou mesmo há cinco anos, veremos que um modelo de mundo acabou, e de fato acaba sem cessar desde que o mundo é mundo.

Assim sendo, só nos resta ficar alertas e flexíveis para que possamos acompanhar as mudanças que a cada dia se tornam mais e mais velozes e também para não "quebrarmos". Resta nos abrirmos mais para a ideia que somos todos iguais, navegantes no espaço sideral na superfície de um Planeta Azul; enfim, nos resta despertarmos mais profundamente para o que ainda nos resta de humanos e aproveitarmos o FIM DO MUNDO como o conhecemos, repleto de injustiças e desiguadades e construirmos um Mundo Melhor; com mais equilíbrio, menos violência, mais consciência e respeito.

Assim só me resta desejar um excelente FIM DO MUNDO para todos!!!
E até breve, quiçá já em um "outro mundo".

Regina Helena Mariano - Zurich , Suíça
Outubro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário