4 de fev. de 2012

Navegar, mais do que em qualquer outro tempo, é "preciso"!!!

 Netuno, o Deus dos mares e oceanos. Seu símbolo, a letra psi do alfabeto grego, o tridente, não por acaso é o mesmo utilizado pela psicologia, uma vez que rege o território oculto, do inconsciente,do excluído, as águas profundas da psique e também o inconsciente coletivo. O mundo do invisível e inaudível é seu domínio.

Na astrologia está ligado ao elemento água, aos líquidos, petróleo, química, as emoções, ilusões, fantasias, espiritualidade, inspiração, piração, devoção, emoções e acontecimentos coletivos. O mais rico dos elementos; transformador e totalmente (influenciável) transformado pelo ambiente. No frio, congela-se e endurece; nos calor some, literalmente evapora; na terra penetra pelas mais mínimas "depressões" encharcando e ao mesmo tempo fertilizando: faz nascer algo de extremamente criativo de seu âmago!!! 

Podemos fazer uma analogia do comportamento desse elemento na natureza com o comportamento do homem, e assim compreender como somos quando "afetados" (o afeto é ligado a água) pelos humores que nos cercam.
Nossos corpos são feitos de 75% água, ou seja, somos pura emoção! Quando algo nos "esquenta" primeiro fervemos e depois "evaporamos", mas apenas para densificar a energia e finalmente emanarmos nossa ira em forma de raios e tempestades, muitas vezes profundamente destruidoras. Depois disso, "choramos" nossas mágoas (águas). Quando em contato com o frio do ambiente externo, nossas respostas se tornam geladas, e a rigidez nos assalta até nos tornarmos verdadeiras "pedras (de gelo)". Quando em contato com a "imutabilidade" da terra, escorremos pelas "depressões" nos encharcando de emoções, tédio e melancolias sem fim. Essa tendência se manifesta nos seres reativos e não nos pró-ativos, que conseguem fazer com a terra, criação; com o fogo, alimentos nutridores e com o ar, brisas refrescantes!

A partir de agora, o poder de afetação estará ampliado, a tendência será de nos "misturarmos mais" uns com os outros; de vermos ruídas as barreiras rígidas de nossos egos, de nossas individualidades. Estaremos mais à merce das "ondas" coletivas caso nos distanciarmos muito de nossos centros. Por um lado isso é muito bom e necessário, por outro teremos que estar mais atentos com a qualidade daquilo que nos misturamos, e atraímos para as nossas vidas nesse momento.

Muitos poderão não suportar a qualidade dessa energia sutilizada e virem a pirar mesmo. A loucura estará no ar.... mais e mais presentes os alucinados pelo mundo a fora, em igual proporção "salvadores" devem surgir.  Muitas ilusões e fantasias, o mito do "salvador" e da "vítima" estará ainda mais exacerbado. O afã da salvação poderá levar muitos à enganos, à crença em falsos messias, em promessas de salvação e paraíso! Maior tendência a credulidade, a salvação pela fé, ou elas drogas, pelas ilusões, pelo álcool, por qualquer coisa que prometa remédio e garantia de escape da "dura e cinza" realidade dos mega vazios interiores. 

Com a entrada de Netuno em Peixes ontem, dia quatro de fevereiro, e até 2025, a tendência é de que possamos perceber nossas emoções serem profundamente tocadas e transformadas. A qualidade do que vivenciaremos dependerá de como cada um irá lidar com suas próprias águas!

A maneira mais criativa de expressar essa energia no momento é por meio da arte, da sensibilidade, da música, da espiritualidade, do silenciar da mente e do acalmar do coração. O poder regenerativo da água estará disponibilizado, mas para utilizá-la com sabedoria precisaremos estimular a inspiração e intuição. Aprender sobre ENTREGA, sobre AMOR, CONFIANÇA, FÉ, CORAGEM,OUSADIA!
Abrir mão de ilusões de poder, controle e da fantasia pretensiosa de supremacia de uns sobre os outros. Rever todas as noções de valores. 

Uma coisa é certeza, todos seremos de alguma maneira tocados pela força esmagadora dessa energia; caberá a cada um a escolha: ou naufragar nas águas das próprias vulnerabilidades e fugas ilusórias, ou renovar o olhar, transformando-o ao ponto de, muito além dos véus e neblina que nos cegam, poder enxergar definitivamente a Luz do que é "real". 

Entrega, Flexibilidade e Fé são os requisitos necessários para vivenciarmos esse momento extremamente líquido de nossas existências. Nos deixar fluir com sabedoria e coragem!  Ampliar a consciência e a certeza de que, de algum modo, mesmo que não possamos compreender com nossas "lógicas racionais" , esta tudo certo e na mais perfeita ordem!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário