1 de mai. de 2012

Novas Possibilidades!

Muito se tem falado sobre os males que caem sobre a humanidade no que se convencionou chamar de pós modernidade. Entre todos o que mais tem mobilizado é o sintoma da depressão que atinge mais de 450 milhões de pessoas, a maioria delas nos países em desenvolvimento, segundo a OMS. As informações foram divulgadas durante a primeira Cúpula Global de Saúde Mental, realizada em Atenas, na Grécia, em 2009.

O nome deste sintoma muito revela, vivemos em um mundo "de pressões" de toda ordem: somos pressionados a produzir tempo integral para consumirmos cada vez mais artigos totalmente dispensáveis à nossas necessidades reais, o que, além de gerar a ilusão de saciedade de nossas "fomes" aumentam o vaio existencial, poluem e adoecem o planeta com uma quantidade inimaginável de resíduos tóxicos!

Sofremos "de pressão" para nos adaptarmos a um sistema adoecido; "de pressão" para correspondermos com os anseios de nossas famílias, de nossos filhos, amigos, vizinhos, igrejas, sociedade; sofremos "de pressão" em nossos trabalhos e até mesmo em nossos escassos lazeres; sofremos "de pressão" em permanecermos jovens, bonitos, saudáveis, ricos financeiramente e felizes.

Sofremos "de pressão" para que, mesmo em um mundo onde as 24 horas já não transcorrem no mesmo ritmo de outrora, não nos tornemos hiper ativos; para que, mesmo em meio ao bombardeio de informações que nos atigem o tempo todo, não nos tornemos vítimas de "deficit" de atenção"; para que ao experimentarmos uma conquista não celebremos demais nos mostrando eufóricos e tampouco nos entristecermos diante da miséria vista a cada esquina para não recebermos o rótulo de "bipolar".

Anestesiados devemos seguir, mas para isso nos oferecem algumas grandes possibilidades no balcão de alguma das milhares farmácias de nossos bairros. Alegria e felicidade garantidas.

Mas tudo indica que essa grande ciranda viciante esteja prestes a se transformar.

Bem, é provável (e assim espero) que este mês de Maio venhamos a sentir uma freada em todo esse ritmo frenético e que possamos olhar com mais clareza o que estamos fazendo de nossas vidas, de nossas existências. Uma parada no seguir sem se questionar, uma ampliação de consciência, uma revisão de valores, uma limpeza nas lentes, no localizar e diferenciar o real, o virtual e o ideal.

Que este seja um Maio libertador, e que possamos caminhar mais leves e menos condicionados ao que nos é exigido; que nossas exigências partam de nossos centros, de nossos corações e de nossas humanidades e não mais da mídia de das ideologias que nos atravessam a todo o tempo!!!

Que a dor da "pressão" seja substituída pelo prazer da opção, sem culpas ou buscas de redenção!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário