10 de jan. de 2017

A ilusão da separatividade!!!




Queremos mesmo ver a Paz no mundo?

Queremos o fim da fome?

Queremos de verdade acabar com a exclusão e o racismo?

O fato é que enquanto seguirmos no inexistente lugar de observadores e não tomarmos a consciência de que todos somos "participantes" da construção desse mundo nada disso irá mudar, nem agora nem daqui a milhares de anos!

Que não somos meros observados desvinculados do que acontece a nossa volta não é nenhuma novidade, nem para os espiritualistas tanto do oriente quanto do ocidente, nem para os cientistas quânticos que já provaram essa teoria há mais de um século!

Ao nos mantermos no lugar de observadores, como se isso fosse possível, nós seguiremos alterando a natureza e a transformando com nossos parcos olhares; além de comodamente responsabilizar "os outros"  pelas mazelas do planeta! 

Apenas quando dispostos a estudar e aprender que não existe o lá fora e nem "os outros", e que tudo está interligado, conseguiremos sair desse lugar que corrói e destrói, não só a natureza, como tudo aquilo que, ignorantemente, é visto como diferente e distante!

Nesse caminho seguiremos a alimentar mais e mais a idéia de utilitarismo, dispondo dos animais, da natureza e dos homens da maneira que nos for mais lucrativa e que sirvam aos nossos interesses colonizadores e predadores; seguiremos "coisificando" tudo ao nosso redor, alimentando os desejos que nos são imputados pelas mídias capitalistas e nos afastando de aspirações mais dignas!

"Aquilo que vemos através da janela é uma extensão de nós mesmos" - John Wheeler.

Fechar a janela, os olhos, a consciência ao que se passa no mundo, não nos excluí nem dos riscos nem das responsabilidades. Acreditar que por viajar na primeira classe poderemos nos "salvar" é tão irônico quanto pensar que se o navio afundar só os que se encontram nos porões se afogarão!!!

O momento exige que nos tornemos comandantes, que nos juntemos com nossas humanidades (uma-unidade) e que minimamente comecemos a mudar nossos olhares e consciências a fim de reconstruirmos nosso mundo!

A Natureza pede socorro; os animais pedem socorro; os excluídos (leiam negros, pobres e índios) pedem socorro!!! Os conscientes pedem atenção e urgência!

A crença em separatividade, seja por cor da pele, credo, classe social, privilégios, oportunidades ou seja lá o que for é coisa dos acomodados que preferem seguir ignorando o óbvio, SOMOS TODOS UM, e não apenas uns com os outros seres humanos, mas um com a vida como um todo.

A Natureza, o mundo animal, absolutamente tudo o que existe neste Planeta Vivo somos nós também!

Encontrar justificativas para o mal que se abate sobre nós é imperdoável, quando tanto a ciência quanto as espiritualidades mais antigas do oriente nos alertam e esclarecem, seguir na ignorância é compactuar com tudo o que de pior assola a nossa humanidade!

Ignorar essa realidade é estar fadado ao pensamento limitador que alimenta as guerras e a fome e as doenças! É servir ao opressor e é roubar a oportunidade de sermos maiores do que somos, é aceitar a mediocridade e a pobreza interior, por mais dinheiros que se tenha!

Que possamos deixar de ser meros observadores e passemos definitivamente a assumir nossa participação nesse Universo em desencanto, lhe restituindo condições de sobrevivência e a dignidade de todos que nele habitam.

Que todos os deuses nos ajudem a propagar a consciência da Unidade e a salvar o que ainda nos resta de humanidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário