20 de ago. de 2017

Véspera do Eclipse - Nem heroísmo nem culpa !!!


Resultado de imagem para imagem de eclipse solar de lua nova



O eclipse do sol desta segunda feira já é sentido desde hoje, domingo, com a entrada da Lua no signo de Leão!

O Momento é de parar com a ilusão de controle sobre o que nos chega para vivermos, e muito mais ainda, parar com a pretensão de controlar o que vivem os outros.

Hora de ampliar a noção de que não somos nós que estamos a viver a vida, mas sim que é a vida que nos invade e anima. Somos atravessados pela vida e nossa responsabilidade está em  "como"  viveremos o que ela nos traz, muito mais do que crer que a vida tem predileções, que será boa para alguns e má para outros por merecimento!  Que idéia tola, os verdes da variedade da vida que formam as florestas são todos necessários para que afinal, seja uma floresta!

Pensamento estreito o que leva a crer que algo ou alguém seja mais ou menos necessário para que o que precisa ser posto pela vida da Uma-unidade possa ser evitado. É o medo cretino dos ignorantes, que travestido de coragem não esconde a fúria, a violência e o revela estúpido e bestial, tão empobrecido e miserável que se crê grande e valente. Pobre ignóbil limitado! Não percebe que ao excluir o outro amputa e diminui parte de si!

O destino está visível, gostemos ou não do que vemos, e as dificuldades serão proporcionais ao não comprometimento com a vida que nos vem e nos atravessa! Quanto maior a entrega mais virtuosas serão nossas ações e mais "animador" o futuro que se aproxima.
Entregar-se à vida, não se entregar na vida! Pouco sutil diferença, e há ainda os que confundem e tornam suas presenças ociosas, nocivas, predadoras e nefastas.

Na inevitabilidade da queda só resta soltar o corpo; entender que o lugar que ocupamos já não serve para o propósito da vida de nossas vidas: nos colocar no processo de fazer-nos tornar os seres que viemos ser.

Quão rica e vibrante essa vida que nos traz e leva. Todo o tempo a nos treinar no desapego e na impermanência.  Cenários mudam, os agentes mudam, novos ares, novos sentidos, tudo vindo incessantemente sobre nós, num turbilhão a nos colocar em movimento: ou permitirmos ser polidos ou adoecermos ao resistir. Essa é a escolha que nos cabe:  "como" estamos a permitir que a vida nos atravesse, com generosidade e grandeza e nos faça polidos, ou com resistência e medo e nos torne brutos!

O Momento é de localizar o que é da ordem do  desejo e o que  é da ordem da necessidade, nosso processo de evolução pulsa com e como tudo o que nos cerca,  a nós cabe saber distinguir um do outro, já que isto é o que está posto, e portanto, inevitável.

Não há juízo de valores, deixemos isso aos que ignoram os movimentos e pensam poder excluir ou incluir qualquer coisa fora de "ordem"!

A vida abundante e generosa indica que agora é "o necessário" logo mais, "o desejado"; tudo certo, num ritmo próprio e simples a nos conduzir para propósitos, mesmo que ainda nos fuja à compreensão.

Este eclipse Solar no solar signo de Leão vem iluminar nossos interiores, nossos centros criativos,  para nos levar rumo a mais um estágio do desenvolvimento de nossos dons, nos arrancando de onde a vida já não pode nos atravessar em plenitude.

Neste momento os deslocamentos mentais, afetivos, físicos, materiais, espirituais ou da ordem que for, ser-vem para mudar nosso do ponto de vista, nos enriquecendo e a ela, a vida, que não é mesquinha e não se satisfaz com o pouco em nós.

Bora circular junto com tudo o que gira e circula universo afora.

É a vida mais uma vez se escancarando sem pudor e sem predileções nos deslocando de portos seguros para novos navegares. Não é castigo, não há culpas ou pecados, o que há é apenas a vida dinâmica se fazendo viver em nós!

Reverenciar e acolher o que nos arrebata; nem ilusão de ousadia nos resta, apenas entrar no inevitável movimento. Não há glória ou heroísmo em abrir passagem para que ela nos atravesse. O que há é potência ampliada na entrega, é saber ser passageiro e ser a vigem.  E ficar além dos aparentes sucessos ou fracassos, é estar muito além da estreiteza dos motivos vigentes, é sintonizar com a frequência que chega e permitir o atravessamento da vida sobre nós!!!

4 comentários:

  1. Estou sentindo todo esse movimento. Ótima sua publicação!!!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Que bom Fabi. Também gostei muito de estar com você no sábado, você está linda!

      Super beijo e boa sorte por aí!

      Excluir